As falhas na comunicação sempre foi um assunto que preocupou os empresários em todo o mundo. Afinal, não é segredo que o sucesso dos processos internos dos negócios depende de uma comunicação eficaz.
Muitos brasileiros cresceram ouvindo o Chacrinha, um dos nossos grandes comunicadores. Ele atuou de forma brilhante tanto no rádio quanto na TV. Quem assistia o Velho Guerreiro, nos anos 80, lembra que todo domingo ele entrava nos nossos lares usando o bordão: “Quem não se comunica se trumbica”. Abelardo Barbosa tinha razão. A comunicação é essencial nas relações sociais.
No mundo corporativo não é diferente. Por falha na comunicação uma empresa pode “trumbicar-se”. Seja ela uma grande corporação, seja um pequeno negócio familiar.
Mas a sua empresa não estará entre aquelas que se dará mal. Porém, se estiver entre aquelas que precisam melhorar na comunicação com o cliente ou prestador de serviços surdo, podemos ajudar.
Vamos falar sobre isso?
Consequências da falha de comunicação nas empresas.
Poderíamos falar do impacto negativo das falhas de comunicação nos diversos âmbitos da sua empresa. Mas daí caberia uma análise mais profunda do assunto.
O que nos propomos a fazer é um recorte e falar apenas das consequências negativas que a falha na comunicação pode trazer para a venda de produtos e serviços.
Aqui a necessidade de comunicação eficaz é intrínseca. Ela é mesmo vital para que a venda seja efetuada com sucesso. Uma boa comunicação é um dos fatores que mais geram satisfação para o cliente. E todos sabemos que um cliente satisfeito retorna e traz mais alguns com ele.
Entretanto a mesma lógica se aplica no caso dos processos internos, porque falhas na comunicação geram desmotivação, retrabalho e perda de produtividade. É o que acontece se os seus colaboradores não conseguem falar a mesma língua, se entenderem, enfim.
Nenhuma empresa sobrevive sem uma comunicação eficaz.
É comunicando que projetamos nossas metas e criamos estratégias para atingi-las.
E a sua empresa? Quanto de tempo e dinheiro é investido nas questões que envolvem a política de comunicação? Certamente você é um empresário que está atento à essa realidade, à necessidade de investir nisso, não permitindo que a sua empresa sofra o impacto de uma comunicação malfeita.
Existe todo um conjunto de ações voltados para a comunicação, seja nas suas redes sociais, seja no contato direto entre seus colaboradores e/ou entre seus colaboradores e seus clientes.
Já pensou que a comunicação no contexto empresarial precisa incluir pessoas que falam outras línguas?
Não estou falando somente de atendimento aos estrangeiros. Falo também da necessidade de atendimento adequado aos 10 milhões de surdos que têm dificuldades com o português, por exemplo.
Esse nicho de mercado está crescendo. Os surdos estão se tornando cada vez mais independentes e exigentes. O empresário que estiver atendo sairá na frente, consciente que não se trata apenas dos surdos, mas também de seus familiares e simpatizantes da causa. Estou falando aqui de inclusão, de acessibilidade comunicacional para essa parcela da população.
Saia na frente e seja uma das primeiras empresas no seu ramo a oferecer este nível de atendimento para os surdos. Ganhe a simpatia de aproximadamente 40 milhões de brasileiros e possível novos clientes.
Quer saber como se comunicar com os surdos? Estamos disponíveis para intermediar essa relação.