Será que surdez é uma doença? Algumas pessoas costumam pensar que sim. Com a proximidade do dia Nacional da Saúde resolvi trazer para o blog esse questionamento.
Vale lembrar que o Dia Nacional da Saúde foi criado numa justa homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz. O objetivo é a conscientização das pessoas sobre a necessidade de manter um estilo de vida salutar. Ou seja, praticar escolhas que ajudam a preservar ou a recuperar a saúde, caso já a tenhamos perdido.
Sobre a surdez, por exemplo, sabemos que ela pode ser adquirida como sequela de uma doença ou como herança hereditária, por fatores genéticos. Ou até mesmo como consequência de uma exposição a sons em altos decibéis, em qualquer fase da vida.
Mas será que a surdez pode ser tratada como uma doença? Continue a leitura e entenda melhor sobre esse assunto.
Qual o CID da Surdez?
Em pesquisas na internet você encontrará na Classificação Internacional de Doenças – CID, o código onde a surdez é enquadrada.
Assim o CID 10 – H90.0 classifica a “Perda auditiva bilateral devido a transtorno de condução”. Já o CID 10 – H90.3 se refere à “Perda de audição bilateral neurossensorial”. E existem outros CID’s conforme for a causa da surdez.
Mas a surdez é muito mais que um simples diagnóstico clínico. Trata-se de um fenômeno bem complexo que merece um estudo muito detalhado. Somente assim entenderemos que não dá para medicalizar a surdez, de forma que a questão seja resolvida.
Ainda que existam aparelhos auditivos, inclusive os intracranianos como o implante coclear, que minimiza a questão da perda auditiva, sabemos que se o aparelho for desligado, o sujeito surdo voltará à condição de quem está privado dos sons.
Como a ciência não desiste diante de um desafio, ela busca outras formas de lidar com o fenômeno. Assim, está em estudo, por exemplo, o uso de células tronco, que poderiam regenerar o nervo auditivo. É esperar para ver.
Por que as pessoas pensam que a surdez é uma doença?
As pessoas pensam na surdez como algo que falta e que coloca a pessoa surda no lugar de quem precisa de reabilitação para suprir a deficiência. A surdez então é vista como uma doença a ser curada. Entretanto, entre as grandes conquistas dos surdos, uma delas é provar que eles não são doentes. Também que eles não precisam e nem querem ser tratados como seres incompletos ou incapazes.
Sendo assim, não há por que enquadrar a surdez como uma patologia. Aqui defendemos que a surdez é uma condição humana.
Comoo podemos mudar esse conceito de que surdez é uma doença?
A empatia é a primeira regra. Precisamos tentar acolher os surdos, nos aproximarmos deles, para ouvi-los, para enfim entender como lidam com a sua condição e como fazem para se adaptarem ao mundo dos ouvintes.
Já existe um movimento nesse sentido. Você e sua empresa já deve estar antenado sobre a necessidade de promover a inclusão dos surdos, tratando-os com respeito e equidade.
A SignumWeb está disponível para ajudar a pensar soluções para inclusão dos surdos, superando esse conceito de que surdez seria uma doença.
Tudo o que necessitamos é da vontade, do desejo de resolver o desafio. Podemos começar entendendo que somos capazes de remover barreiras de comunicação. Afinal, são elas que separam o mundo em duas categorias: os que escutam e os que são privados do acesso aos sons. Mas para isso existem tecnologias assistivas
Vamos juntos tornar o mundo mais acessível aos surdos?