Pessoas surdas: nova aposta da indústria.

4 minutos para ler

Pessoas surdas, bem como as pessoas com os mais diversos tipos de deficiência, têm ganhado a visibilidade da indústria. Já sabemos que a diversidade e inclusão são temas em moda, muito discutido na atualidade. Mas a grande sacada é dar visibilidade para tudo isso nos produtos industrializados.

Como aqui no blog sempre focamos a nossa atenção na surdez, é sobre esse tema que trataremos. Afinal, não é à toa que esse setor da economia vem apostando na difusão da língua de sinais, em avançadas tecnologias, para facilitar o uso de seus produtos pela comunidade surda e na representatividade dos surdos através dos brinquedos, para citar apenas alguns exemplos.

O interessante, e que está ficando ainda mais legal, é que a indústria vem avançando nas questões relativas à acessibilidade e inclusão, dando espaço para que os surdos sejam admitidos como prestadores de serviço e não somente como consumidores.

Ficou curioso para saber o que está acontecendo, leia o texto até o final.

A Mattel e sua aposta nas pessoas surdas, através da Barbie.

Recentemente vimos a empresa Mattel, fabricante da Barbie, lançando a Barbie com implante coclear e a Barbie com aparelho auditivo. 

A Mattel na realidade já vem há um tempo apostando na diversidade. Assim ela tem lançado coleções de brinquedos bem diferentes, contemplando as diversas condições humanas como negros, cadeirantes bonecos que usam próteses e até mesmo bonecos sem sexo definido.

As crianças nessas condições finalmente se sentem representadas. Isso é mesmo muito importante.

A Samsung e sua TV acessível aos surdos.

A Samsung apostou nesse nicho de mercado, entendo que os seus aparelhos de TV necessitavam de uma função que permitisse ampliar o espaço reservado para o intérprete de Libras.

Sendo o surdo uma pessoa que interage com o mundo prioritariamente pela visão, foi uma grande sacada entender que a janela minúscula reservada para os surdos é um grande fiasco. Afinal, os surdos quase precisam de lupa para acompanhar as informações presentes naquelas janelas de Libras.

Agora ficou muito mais confortável desfrutar da programação.

Entretanto fica o alerta para as emissoras de TV e produtoras de programas televisivos. Para que a tecla “Acessibilidade em língua de sinais” possa funcionar, obviamente é necessário que o programa tenha a janela de libras.

A Nestlé é outra indústria que aposta nas pessoas surdas.

A Nestlé é outra empresa que está fazendo sucesso ao lançar o biscoito Passatempo em Libras. Os surdos aguardam o momento em que a distribuição se torne ampla, em todo o território nacional, para ter acesso ao produto.

E com certeza essa iniciativa não beneficiará apenas os surdos. Já que as escolas estão interessadas em ensinar a língua de sinais em seus currículos regulares, todas as crianças amarão o biscoito passatempo em Libras.

Com certeza as crianças ouvintes serão estimuladas a aprender as letras em Libras enquanto se deliciam com os saborosos biscoitos da Nestlé.

Como é possível tornar o mundo melhor através da diversidade e inclusão?

Se até mesmo a indústria já percebeu que vale a pena investir na diversidade, a sua empresa prestadora de serviços também não pode ficar de fora. Concorda?

Afinal a comunidade surda é um importante nicho de mercado.  Aliás, é preciso lembrar que engloba mais de 45 milhões de pessoas, se considerarmos os surdos, seus familiares, os intérpretes de Libras e os simpatizantes da causa.

Enfim, esse é um nicho de mercado que pode ser facilmente alcançado. Vale lembrar dele não somente como público consumidor, mas também como mão de obra altamente produtiva.

Vamos ficar atentos, para não perdermos oportunidades de negócios? A SignumWeb pode dar consultorias sobre como acolher adequadamente os surdos. Fique à vontade para nos procurar!

Posts relacionados

Deixe um comentário