Quem é esse cliente? Um cliente diferente, um cidadão brasileiro que não fala o português e cujas mãos voam no ar, desenhando lindamente tudo que deseja comunicar? Um surdo, um sujeito cuja presença mal é percebida, cuja individualidade por vezes é ignorada…
O que acontece é que, na grande maioria das vezes, o cliente surdo está acompanhado de um ouvinte. E é para esse que as pessoas se dirigem, perguntando o que o surdo deseja. Quando a dupla vai embora, sequer fica retido na memória do atendente qual dos dois de fato era o cliente.
E se o surdo transita sozinho ou acompanhado de outro surdo? Daí o mercado não sabe lidar com a situação e se pergunta “por que não trouxe alguém para ajudar na comunicação?”. Acontece que o surdo brasileiro vem conquistando seu espaço, mostrando sua potencialidade. Sua capacidade de cuidar da própria vida, de preservar a sua privacidade. De resolver seus próprios problemas.
Mas continuará sendo um cliente diferente.
O surdo usuário de Libras é um cliente, um consumidor diferente
Ele deseja liberdade, autonomia, dignidade e igualdade de condição concedida ao ouvinte. Será que isso é possível? Trata-se de um direito reconhecido por lei, mas que ainda é uma utopia no nosso país. O que o mercado perde ao deixar de reconhecer esse público consumidor? São cerca de 10 milhões de brasileiros (dados do IBGE/2010), 2,7 milhões entre os surdos profundos, usuários de LIBRAS – a Língua Brasileira de Sinais. Acolher esse contingente exige investimento, mas também gera valor para uma empresa. Seja porque ele de fato consumiria mais e melhor, seja pela simpatia e responsabilidade social que a imagem da empresa ganharia no mercado.
Acolhimento, inclusão e acessibilidade são palavras da moda, mas que chegaram para ficar. No Brasil já existe tecnologia que torna viável o livre trânsito desse sujeito, com a necessária liberdade e autonomia. Os empresários, então, deveriam estar atentos. E não negligenciar esse público consumidor, esse nicho de mercado historicamente ignorado. Sua empresa pode ser pioneira, inovando no atendimento de um cliente que tem necessidade e que consume nos mesmos níveis que qualquer outro. Aceita o desafio de empreender uma jornada nesse universo até então desconhecido?
Sempre é possível treinar os servidores para acolher o surdo em sua própria língua. Isso revela empatia e respeito. Mas o que propomos é algo bem inovador, diferente e muito interessante. É que o atendimento seja completo, seja fluente. Conheça a plataforma SignumWeb e veja como é simples e barato oferecer acessibilidade comunicativa, atendimento completo e respeitoso a esse cliente diferente. Com um simples clique na tela de um computador, tablet ou smartphone, o intérprete de Libras entrará, intermediando a comunicação.
Vamos juntos mergulhar nessa nova realidade, nesse admirável mundo novo que está reservado para o cliente surdo e para a sua empresa?