Certamente a sua empresa já pensou em estabelecer estratégias adequadas para lidar com esse fenômeno chamado surdez. Tais estratégias podem variar. Desde treinar a sua equipe em Libras até contratar profissionais intérpretes/tradutores, que dominem a Língua Brasileira de Sinais. Ou até mesmo utilizar tecnologias assistivas que promovam a intermediação entre seus prestadores de serviço ouvintes e os seus clientes ou funcionários com esse tipo de deficiência.
Entretanto, para se tornar amistosa e simpática ao surdo, o planejamento precisa ir além dessas providências. Sendo assim convido você a pensar em cinco estratégias para atrair não só clientes e funcionários surdos como também os seus familiares e simpatizantes da causa. Eles passarão a se identificar com a sua empresa, defendendo e disseminando a sua marca.
O texto vai apresentar algumas atitudes e providências para que a sua empresa seja reconhecida como empresa amiga do surdo.
Vamos à leitura?
1. Vencer a barreira atitudinal é o primeiro passo para ser uma empresa amiga do surdo.
Aqui no nosso blog temos alertado que a principal barreira enfrentada pelas pessoas com deficiência é a barreira atitudinal. Entendemos que alguns comportamentos, inconscientes ou não, podem gerar impedimentos para a inclusão social dos surdos, que é o tipo de deficiência que estamos tratando aqui.
Assim sendo, o primeiro passo para que a sua empresa se torne amiga dos surdos é a mudança de atitude. Ou seja, a mudança da disposição mental em relação aos surdos. Primeiramente entender que eles são consumidores que precisam estar satisfeitos com os seus produtos e serviços. A partir daí a sua empresa já trilhará o caminho para ser considerada amiga desse público.
2. Acolher o surdo com empatia.
Empatia é uma palavra mágica. Ela significa identificação, compreensão, entendimento, afinidade, sintonia, aceitação. Sei que todos esses conceitos são caros para a sua empresa. Por isso fica fácil estender a mão para o surdo, acolhendo-o de tal maneira que a comunicação com ele aconteça de forma natural e fruída.
Certamente você já sabe fazer isso com excelência. Afinal, a sua empresa já acolhe com empatia todos os seus clientes. Você e sua equipe entende que não está fazendo um favor, mas subindo um nível, no propósito de encantar os seus clientes.
3. Oferecer acessibilidade é essencial para se tornar uma empresa amiga do surdo.
A barreira de comunicação é a responsável por limitar sua empresa de vender para aproximadamente 10 milhões de surdos, sua família e seus amigos. Ou seja, você poderá ter a atenção de aproximadamente 40 milhões de pessoas em todo o Brasil sendo uma empresa AMIGA DO SURDO
Entender isso é muito importante. Isso porque esse entendimento nos leva a concluir que na verdade a surdez não é a grande vilã. O problema está na falta de acessibilidade comunicativa. Enfim, a exclusão é fruto do nosso desconhecimento de como promover a inclusão comunicacional dos surdos.
Agora que já debatemos sobre isso, avancemos no conhecimento de que é possível acolher os surdos com respeito e equidade.
4. Conhecer Libras – a Língua Brasileira de Sinais.
A sua empresa pode desejar oferecer treinamento em Libras. Isso é muito louvável. Acolher o surdo com um bom dia, em sua própria língua é muito gratificante. Mas você também está consciente que se trata de uma língua completa e complexa. Para dominá-la, tornando-se um usuário fluente, será necessário um investimento maior do que um simples treinamento de algumas semanas. Tal qual acontece com o inglês, o francês ou qualquer outra língua oral.
Sendo assim e consciente disso, você implementará ações estratégicas complementares a esta, como a contratação de uma plataforma de intérpretes de Libras. O objetivo é que de fato a sua instituição se torne acessível à comunidade surda.
5. Contratar uma plataforma de intérpretes de Libras.
Uma questão bastante nova é a possibilidade de usar tecnologias assistivas para alcançar os surdos. Uma delas é a plataforma de intérpretes de libras. Já existem algumas bastante conceituadas no mercado.
A tecnologia torna possível chamar um profissional de Libras, com um simples clique. Isso acontecerá com ou sem agendamento prévio. Sempre que a sua empresa precisar se comunicar com um funcionário ou consumidor surdo. Sempre que precisar colocar janela de libras nos seus vídeos institucionais. Ou qualquer outra ação que envolva a necessidade de comunicação.
Para isso não é necessário investir em equipamentos extras. Basta que esteja disponível um smartphone, tablet ou computador com webcam e acesso à internet.
A SignumWeb é uma dessas plataformas e se mantém disponível para esclarecer como funciona.
Ah… e nós podemos dar uma forcinha, divulgando em nossas redes sociais que sua empresa é acessível. Enfim, que a sua empresa é amiga dos surdos.
Vamos?