Setembro azul e Setembro verde trazem visibilidade para PCDs.

4 minutos para ler

O Setembro Azul foi criado para celebrar a grandeza da luta e das vitórias da comunidade surda. O setembro se veste também de verde em homenagem a todas as PCDs – Pessoas com Deficiência. Essa é uma época importante na busca pela conscientização da população em geral, sobre a inclusão social desses cidadãos que por muitos séculos foram negligenciados.

Neste oceano de alegres tons, queremos parabenizar todas as Pessoas com Deficiência, pelas suas conquistas. Mas peço respeitosa licença, porque aqui no blog o nosso foco são os surdos, as pessoas com deficiência auditiva. Na verdade, podemos dizer que são aquelas pessoas que têm o dom de escutar com os olhos. No silêncio às vezes bem profundo, elas tem o poder de ouvir para além dos sons.

Então… leia o texto até o final para entender um pouco mais sobre o Setembro Azul e sobre o Setembro verde.

Setembro Azul é um convite à compreensão e empatia com relação à surdez.

O silêncio encontra sua própria canção nas mãos de um surdo. Elas são ágeis e dançam no ar, na vibrante expressão do corpo e dos olhos. E as mãos conversam, sem que para isso seja necessário emitir um único som. Podemos encontrar beleza e riqueza nesse mundo silencioso, mas que pode ser intensamente sentido pelos nossos corações.

Nas páginas da vida, os surdos usam a língua de sinais para escrever a sua história com fé e determinação. Cada desafio enfrentado é um passo em direção à liberdade, à autonomia, à inclusão e ao reconhecimento de seus direitos, suas capacidades, suas potencialidades.

Os surdos nos ensinam uma valiosa lição: que uma língua transcende os sons. E que a comunicação genuína vai além das palavras. Isso é muito lindo!

O Setembro Azul nos convida descobrir a vastidão de um mundo silencioso.

Aqui a comunicação se manifesta através de todo o corpo. Cada gesto, por vezes intermediado pelo intérprete de Libras, é uma ponte capaz de romper a barreira entre dois mundos. E isso permite que escutemos os surdos, não importando a forma como se expressam.

O Setembro azul, nos convida a reconhecer e valorizar as vozes dos surdos. Elas foram por séculos silenciadas. Entretanto, atualmente as suas histórias, as suas conquistas e as suas lutas alcançam os corações de todos os ouvintes. 

Que cada palavra na língua de sinais se transforme em luz e faça brilhar a compreensão, a inclusão e o respeito pela maravilhosa comunidade surda.

No Setembro verde, um basta à discriminação.

Setembro Verde é um mês dedicado a conscientização sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, enfatizando a importância de colocar um fim à discriminação. Nesse período, celebramos a diversidade e reconhecemos que as PCDs enriquecem nossas vidas com suas experiências únicas e perspectivas valiosas.

Ao promover a igualdade de oportunidades e respeitar as diferenças, abrimos portas para um mundo mais justo e inclusivo, onde todos podem contribuir plenamente para o progresso e a harmonia social.

A diferença não pode ser uma barreira.

É tempo de abrir os ouvidos da alma. Esse é o momento de enxergar a comunicação gestual e visual como importante e válida.

É tempo de compreender que a diferença trazida por qualquer PCD não é uma barreira, mas sim um caminho para o enriquecimento mútuo.

Que a chama da solidariedade arda no peito de cada um de nós, nesse Setembro Azul e Verde, e que ela nos impulsione a construir um mundo onde todos ouçam e valorizem todas as formas de ser no mundo.

No mês de setembro e em todos os outros meses do ano, devemos erguer as nossas mãos e nossas vozes em apoio à todos os PCDs. Para que este seja um novo tempo. Enfim, uma nova era de celebração, de aprendizado e de transformação. Onde a inclusão floresce e a diversidade resplandeça em todo o seu vigor.

Em suma, todos precisam lembrar o mês de setembro como um símbolo de luta, união, respeito e visibilidade para todos. E que, além desse período especial, continuemos a trazer à tona a importância de valorizar e incluir todas as pessoas, independente da sua condição, criando um mundo verdadeiramente harmonioso, diverso, rico e feliz.

Você concorda?

Siga as páginas da SignumWeb nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn) e fique por dentro de todas as novidades sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário