
Neste oceano de alegres tons, queremos parabenizar todas as Pessoas com Deficiência, pelas suas conquistas. Mas peço respeitosa licença, porque aqui no blog o nosso foco são os surdos, as pessoas com deficiência auditiva. Na verdade, podemos dizer que são aquelas pessoas que têm o dom de escutar com os olhos. No silêncio às vezes bem profundo, elas tem o poder de ouvir para além dos sons.
Então… leia o texto até o final para entender um pouco mais sobre o Setembro Azul e sobre o Setembro verde.
Setembro Azul é um convite à compreensão e empatia com relação à surdez.
O silêncio encontra sua própria canção nas mãos de um surdo. Elas são ágeis e dançam no ar, na vibrante expressão do corpo e dos olhos. E as mãos conversam, sem que para isso seja necessário emitir um único som. Podemos encontrar beleza e riqueza nesse mundo silencioso, mas que pode ser intensamente sentido pelos nossos corações.
Nas páginas da vida, os surdos usam a língua de sinais para escrever a sua história com fé e determinação. Cada desafio enfrentado é um passo em direção à liberdade, à autonomia, à inclusão e ao reconhecimento de seus direitos, suas capacidades, suas potencialidades.
Os surdos nos ensinam uma valiosa lição: que uma língua transcende os sons. E que a comunicação genuína vai além das palavras. Isso é muito lindo!
O Setembro Azul nos convida descobrir a vastidão de um mundo silencioso.
Aqui a comunicação se manifesta através de todo o corpo. Cada gesto, por vezes intermediado pelo intérprete de Libras, é uma ponte capaz de romper a barreira entre dois mundos. E isso permite que escutemos os surdos, não importando a forma como se expressam.
O Setembro azul, nos convida a reconhecer e valorizar as vozes dos surdos. Elas foram por séculos silenciadas. Entretanto, atualmente as suas histórias, as suas conquistas e as suas lutas alcançam os corações de todos os ouvintes.
Que cada palavra na língua de sinais se transforme em luz e faça brilhar a compreensão, a inclusão e o respeito pela maravilhosa comunidade surda.
No Setembro verde, um basta à discriminação.
Setembro Verde é um mês dedicado a conscientização sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, enfatizando a importância de colocar um fim à discriminação. Nesse período, celebramos a diversidade e reconhecemos que as PCDs enriquecem nossas vidas com suas experiências únicas e perspectivas valiosas.
Ao promover a igualdade de oportunidades e respeitar as diferenças, abrimos portas para um mundo mais justo e inclusivo, onde todos podem contribuir plenamente para o progresso e a harmonia social.
A diferença não pode ser uma barreira.
É tempo de abrir os ouvidos da alma. Esse é o momento de enxergar a comunicação gestual e visual como importante e válida.
É tempo de compreender que a diferença trazida por qualquer PCD não é uma barreira, mas sim um caminho para o enriquecimento mútuo.
Que a chama da solidariedade arda no peito de cada um de nós, nesse Setembro Azul e Verde, e que ela nos impulsione a construir um mundo onde todos ouçam e valorizem todas as formas de ser no mundo.
No mês de setembro e em todos os outros meses do ano, devemos erguer as nossas mãos e nossas vozes em apoio à todos os PCDs. Para que este seja um novo tempo. Enfim, uma nova era de celebração, de aprendizado e de transformação. Onde a inclusão floresce e a diversidade resplandeça em todo o seu vigor.
Em suma, todos precisam lembrar o mês de setembro como um símbolo de luta, união, respeito e visibilidade para todos. E que, além desse período especial, continuemos a trazer à tona a importância de valorizar e incluir todas as pessoas, independente da sua condição, criando um mundo verdadeiramente harmonioso, diverso, rico e feliz.
Você concorda?
Siga as páginas da SignumWeb nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn) e fique por dentro de todas as novidades sobre o assunto!

