Como tornar seu evento acessível aos surdos.

3 minutos para ler

Evento acessível aos surdos. Vamos falar sobre esse assunto? Todos temos percebido que isso virou tendência no Brasil,

Sabemos que a sociedade ainda está aprendendo a lidar com a surdez. Mas o que já vemos é que existe um esforço para entender como promover eventos acessíveis aos surdos, de modo adequado.

Sobre esse assunto creio que podemos avançar em algumas questões. Por exemplo, a necessidade de que o intérprete de Libras seja um profissional qualificado para essa atividade. Outra questão é o adequado uso das janelas de Libras. Mesmo com tanta informação sobre as melhores práticas ainda vemos muitas empresas utilizando-as em desacordo com as normas estabelecidas pela ABNT, especialmente em relação ao tamanho e ao espaço que ela deve ocupar na tela, quando o evento é online.

Vamos ver mais sobre isso?

O que é um evento acessível aos surdos?

Um evento acessível é aquele a que todos podem acessar e usufruir de forma plena, sem nenhuma forma de empecilho ou entrave. No caso do surdo, usuário da Língua Brasileira de Sinais, é aquele que oferece acessibilidade comunicativa através de profissionais intérpretes de Libras.

Muitos desses eventos já acontecem dessa forma, no Brasil. Porém algumas instituições e alguns promotores de eventos ainda ignoram essa possibilidade.

Já existe toda uma legislação que trata do tema, mas não é disso que queremos falar. Sempre prefiro bordar esse assunto no viés da responsabilidade social.

Eventos acessíveis geram empatia do público em geral

Às vezes as empresas entendem a acessibilidade como um custo. Aqui no nosso blog sempre procuramos defender que um investimento. De fato, o evento com oferta de interpretação em Libras poderia alcançar um novo nicho de mercado representado por 10 milhões de surdos. Se somarmos seus familiares e simpatizantes da causa, isso aumentaria exponencialmente, chegando a algo em torno de 45 milhões de pessoas. ou seja, 45 milhões de possíves (e prováveis) novos defensores da sua marca.

Poderia argumentar também sobre o retorno em fortalecimento da imagem. Um evento com oferta de acessibilidade gera empatia em todo o público envolvido.

Na verdade, para sermos justos precisamos reconhecer que muita coisa avançou nos últimos anos. Isso acontece porque a sociedade já não aceita preconceitos. Ela cobra que os eventos sejam acessíveis a todos. A sociedade já entendeu que precisamos remover todas as barreiras de acessibilidade

A sua empresa promove evento acessível aos surdos?

Partindo do princípio que a sua empresa preza pela inclusão, acredito que seus eventos são acessíveis ou que você já se movimenta para que seja.

No caso do cadeirante ou de pessoas com baixa mobilidade, acho que concordamos que promover acessibilidade é relativamente simples. Esse tipo de acessibilidade arquitetônica inclui a construção de rampas e de elevadores, além de barras de apoio.  Ainda assim vemos muitos eventos acontecendo sem isso.

Para os cegos é preciso o piso tátil e material em braile. Porém, para os surdos, muito pouca coisa é feita. Algumas empresas, por não lidarem com frequência com a surdez, não sabem como fazer com que seus eventos sejam acessíveis para esse público.

O que posso afirmar é que, com o uso da tecnologia isso se tornou mais simples e mais barato do que você possa imaginar. Existem plataformas, a exemplo da SignumWeb, disponível para tornar tudo isso possível, de forma virtual. Procure-nos e explicaremos como funciona.

Vamos juntos tornar o mundo melhor para TODOS?

Posts relacionados

Deixe um comentário