Acessibilidade para surdos é um tema que toca o seu coração? Seja por empatia, seja por necessidade, uma hora ou outra nos depararemos com essa importante questão social. Será que estamos preparados para responder a este desafio de forma positiva?
Nos tempos atuais temos percebido um movimento em prol da inclusão social de pessoas com deficiência, incluindo, lógico, as pessoas surdas. Entretanto sempre aparece o questionamento sobre como oferecer acessibilidade para essa parcela da população. Enfim, como acolher adequadamente os deficientes auditivos na sociedade.
Achou o tema interessante? leia o texto até o final e opine sobre o assunto. E compartilhe, dando sua contribuição para que a comunidade surda, bem como os profissionais intérpretes de Libras, que atuam promovendo acessibilidade comunicacional para surdos, sejam valorizados.
Então… vamos falar um pouco sobre isso? Veja o texto até o final!
Acessibilidade para surdos em toda e qualquer esfera da sociedade.
Às vezes as pessoas perguntam onde é necessário que haja acessibilidade para surdos. A resposta óbvia é que isso é necessário em todo e qualquer lugar. Certamente onde um ouvinte precisa se comunicar, um surdo também precisará.
Vamos então fazer um exercício de empatia e pensar sobre isso? Vamos começar imaginando um ouvinte que precisa se comunicar para comprar um simples sorvete. É necessário escolher o sabor e informar como será o pagamento. Ou até mesmo para comprar um bolo na padaria, informando que precisa do produto sem glúten ou lactose, porque tem alergia a essas substâncias.
São exemplos simples, muito banais, porém percebemos aí uma necessidade de comunicação. Entretanto podemos falar de contextos mais complexos, como uma consulta médica, uma audiência na justiça, a abertura de conta num banco etc.
Percebeu como é complicado se não houver comunicação?
É preciso valorizar as pessoas diferentes.
Se antes as pessoas diferentes causavam estranheza, hoje evoluímos para uma realidade mais inclusiva. Assim, passamos até mesmo a achar que é enriquecedor conviver com a diversidade. Isso é muito positivo. Revela que evoluímos na questão do respeito aos nossos semelhantes.
Com os surdos não foi diferente. Por não saber como se comunicar com os deficientes auditivos, os ouvintes os isolavam do convívio social. Por incrível que parece, até a uns 40 anos atrás a lei os classificava como incapazes, E era necessário que se elegesse tutores para representá-los nos atos civis. Os surdos sequer podiam se casar, se não houvesse a anuência de tais tutores.
Mas hoje os surdos conquistaram direito de livre trânsito na sociedade e do pleno exercício da sua cidadania. Você considera isso importante?
O uso da tecnologia na promoção da acessibilidade para surdos.
A questão é entender como oferecer a acessibilidade. Como fazer para romper a barreira de comunicação que separa surdos dos ouvintes?
A Libras, Língua Brasileira de Sinais, já foi reconhecida por lei. E ela determina que as empresas públicas e concessionárias de serviço público são obrigadas a oferecer acessibilidade para esses cidadãos. Com o advento da tecnologia, a lei foi alterada. Agora, sob novo entendimento, a Lei permite que as empresas contratem plataformas que usam tecnologias assistivas. Assim ficou bem mais fácil e viável oferecer acessibilidade comunicacional para esses cidadãos
Sem a obrigatoriedade de uma atuação presencial, as possibilidades são ampliadas. Afinal, o mesmo profissional em home office ou numa Central de Libras, pode usar a internet para atender diversas demandas durante o seu dia de trabalho. É por isso que costumamos dizer: a tecnologia facilitou a nossa vida. Mas para os surdos a tecnologia tornou as coisas possíveis.
A SignumWeb é uma dessas plataformas tecnológicas. Se você desejar saber como funciona, uma equipe estará disponível para explicar. Podemos caminhar juntos nesse ideal de levar acessibilidade para os surdos. Conte conosco sempre!
O texto é bem interessante e tem sua importância para a inclusão de pessoas surdas, porém se limita apenas a acessibilidade para surdos usuários de libras e a acessibilidade para surdos oralizados, que dependem da leitura labial para se comunicar? A deficiência auditiva não forma um grupo homogêneo de pessoas, assim como as demais deficiências.
Não existe uma forma universal de comunicação com surdos. Afinal, são várias as situações que definem o fenômeno da surdez. Eles podem ser oralizados, podem ter um bom domínio do português. Ou podem ser usuários de Libras. Canso de ver pessoas e instituições se referirem a libras como unica forma acessivel de comunicação para os surdos, sendo que dentro da comunidade surda existe diversidade assim como em qualquer grupo.
Bom dia! Muito obrigada pela sua observação, porque ela é muito pertinente. Já abordamos essa questão em diversos outros textos no nosso blog. Como a SignumWeb é uma plataforma de intérpretes de Libras, o nosso foco está nesta forma de comunicação. Apenas por este motivo. Entretanto reconhecemos a diversidade na surdez e defendemos que a inclusão social precisa alcançar a TODOS.