Mundo da diversidade: encantando seu cliente com a inclusão

4 minutos para ler

Mundo da diversidade: encantando seu cliente com a inclusão

Responsabilidade social, inclusão dos diferentes, eliminação de preconceitos, igualdade de direitos, dignidade humana, respeito com todos… São expressões da moda em todo o mundo. O mundo da diversidade! Não é um modismo passageiro. Essas ideias estão aí e vão permanecer.

Mundo da diversidade: encantando seu cliente com a inclusão
Imagem: Creative Commons

Investir nisso em um mercado competitivo tem se revelado uma atitude inteligente. O universo corporativo já percebeu que ignorar as deficiências pode gerar prejuízo nos cofres das empresas e nos bolsos dos empresários. Acolher o mundo da diversidade virou sinônimo de LUCRO! Grandes, médias e até pequenas empresas vêm desenvolvendo estratégias para se destacar entre aquelas que oferecem melhores oportunidades. E  melhores experiências para seus colaboradores e consumidores.

É preciso encantar o cliente! O potencial para inovação nessa área determinará o sucesso, a liderança da empresa; sua sobrevivência no mercado. As mulheres, os negros, os LGBT+ e as pessoas com deficiência estão mostrando seus valores. Estão se recusando a ocuparem os lugares historicamente reservados. Com razão. É lindo assistir essa revolução, essa evolução no mundo da diversidade.

A revolução no mundo da diversidade

Mas, como é algo relativamente novo, muitos ainda estão aprendendo como quebrar seus próprios paradigmas. Para isso já existem muitas pesquisas e estudos realizados. Não dá mais para arriscar e fingir que não está vendo todo esse movimento. E se não desse lucro? Dizem por aí que o empresário só entende e só assimila argumentos que trazem benefícios imediatos quanto à lucratividade e àquilo que aliviará seus custos.

Ainda assim valeria a pena inovar, fazer algo diferente, diferenciado em relação aos concorrentes. A famosa Agenda Século XXI traz a inovação como um dos temas. Isso definitivamente precisa fazer parte do dia a dia de pequenos e grandes negócios. Se pretendem fidelizar seus clientes, é indispensável. E isso não está vinculado apenas à qualidade dos produtos e serviços ofertados. Qual é o diferencial que agregará valor aos produtos e serviços da sua empresa? Seria o encantamento gerado pelo acolhimento oferecido?

No caso do atendimento aos surdos usuários de LIBRAS, que é o que sempre tratamos aqui, acrescenta-se ao preconceito uma das barreiras mais difíceis de serem superadas… A comunicacional. A presença de um surdo nas empresas, seja como empregado ou consumidor, causa um certo desconforto. Como lidar com um sujeito que, apesar de ser brasileiro, não fala o português? Para início de conversa, parece que eles não existem. Ou, se existem, são invisíveis.

Acessibilidade comunicativa em LIBRAS

Sempre tem alguém para dizer que nunca atendeu um surdo ou que existe pouca demanda por parte desse consumidor. Ora! São 10 milhões de surdos no Brasil, segundo dados do IBGE de 2010. São 2,7 milhões de surdos profundos. E esse público tem família, que ficaria encantada de saber que seu ente querido é respeitado e acolhido na sua diversidade, na sua necessidade. Além disso, agora ficou muito fácil a comunicação. Existe uma tecnologia inovadora que promove acessibilidade comunicativa na sua empresa!

Com um investimento muito pequeno, a empresa instala em seus computadores, tablets ou smartphones um aplicativo que chama de forma muito simples o profissional intérprete de LIBRAS. Em tempo real, de forma que a comunicação seja fluente e eficaz. Quer conhecer? Basta acessar www.signumweb.com.br.

 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário