História de um surdo: fato chocante no transporte urbano

História de um surdo: fato chocante no transporte urbano

História de um surdo: fato chocante no transporte urbanoHá algum tempo, um surdo nos contou que ficou muito triste e chateado com o que vivenciou dentro de um ônibus, no transporte urbano da capital mineira. Ele narrou o fato e concordamos que realmente foi chocante… Saiba mais!

Aqui em Belo Horizonte, aos cegos, surdos, idosos e demais pessoas com deficiência ou com baixa renda, é concedido passe livre nos ônibus. Desde que devidamente requerido e aprovado. Na época em que aconteceu o fato que nos foi narrado, essas pessoas não rodavam a roleta. Sentavam-se na frente, em cadeiras especialmente reservadas.

Esse surdo, por ser jovem, sempre cedia o lugar para gestantes, idosos e cegos – se percebesse a presença de alguém nessa condição. Naquele dia, voltando do centro da cidade, ele se sentou em uma das cadeiras reservadas. Entrou outro jovem, sem bengala, usando óculos escuros e se colocou de pé, ao seu lado. Aí começou o problema.

As pessoas perceberam que o rapaz era cego e começaram a pedir que o surdo cedesse o lugar. O surdo estava distraído e não percebeu a situação. Para piorar, estava cansado, por isso fechou os olhos e encostou a cabeça no vidro. Todos começaram a insultá-lo, achando que ele fingia não ter notado a presença do cego. Alguns passageiros começaram a gritar com ele, até que um senhor forte resolveu se levantar puxá-lo à força do lugar.

O surdo foi tomado de surpresa e sua reação inicial foi socar o cara. Ele só se conteve porque acabou percebendo a situação. Quando explicou que não estava escutando, que era surdo, todos emudeceram envergonhados, sem saber como pedir desculpas. Fica o alerta!

Sempre é possível solicitar gentilmente para os passageiros, aparentemente insensíveis, que cedam seu lugar para os que mais necessitam. Afinal, seu interlocutor pode ser um surdo. A surdez é mesmo uma deficiência “invisível”. Você só percebe quando tenta se comunicar com a pessoa.

Acessibilidade comunicativa é o tema que nos move, que nos encanta. A SignumWeb abraçou essa causa com muito carinho! Vamos juntos?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *